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Piloto Privado de Aviões

Piloto Privado de aeronaves

Você poderá pilotar aviões monomotores
em condições visuais

Para que você possa dar o ponta pé inicial como piloto de aeronaves você precisa antes de mais nada, realizar este curso. O Piloto Privado de Aviões, que é o primeiro passo para quem deseja ingressar na aviação como piloto. Após realizar este curso, o nosso aluno recebe uma habilitação de Piloto Privado e com ela estará apto a pilotar aeronaves monomotoras em condições visuais. Para isso você passará por duas etapas.

1ª ETAPA – TREINAMENTO TEÓRICO

Treinamento teórico realizado em nossa escola que tem a duração aproximada de três meses com aulas de segunda à sexta-feira no período noturno das 19:00 às 23:00. Neste treinamento o aluno irá conhecer as disciplinas básicas para que possa operar uma aeronave com segurança.
É necessário ser aprovado no treinamento teórico para receber do aeroclube o certificado de conclusão, que é necessário para solicitação de exame na ANAC. Para ser aprovado no treinamento teórico é necessário obter média mínima 7,0 em cada matéria e possuir frequência mínima de 75% nas aulas.
Ao final do treinamento teórico, após aprovado, você deverá realizar uma prova teórica junto à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Esta prova é uma exigência da ANAC para avaliar as habilidades técnicas do futuro piloto. Se for aprovado, estará apto a iniciar o treinamento prático.

Pré-requisitos para o Teórico

⊗ Mínimo 17 anos de idade;
⊗ Ensino médio completo ou cursando;
⊗ Realizar a inspeção de Saúde (CMA de 2ª Classe)

Documentos necessários para o Teórico

⊗ RG e CPF;
⊗ Título de Eleitor;
⊗ Reservista;
⊗ Histórico Escolar;
⊗ Foto 3×4 recente;

Matérias Teóricas

⊗ Palestra “O Piloto Privado – Avião”;
⊗ A Aviação Civil;
Regulamentos de Tráfego Aéreo (VFR);
Conhecimentos Técnicos (motores à pistão);
Aerodinâmica e Teoria de Voo;
Meteorologia;
Navegação Aérea (VFR);
⊗ Regulamentação da Aviação Civil;
⊗ Segurança de Voo;
⊗ Medicina de Aviação;
⊗ Combate ao Fogo em Aeronave;

2ª ETAPA – TREINAMENTO PRÁTICO

É o treinamento prático que consiste em realizar um mínimo de 35 horas de voo em aeronave homologada, onde cada hora de voo será ministrada uma missão de treinamento de manobras. Para realizar esta etapa o aluno precisa ter concluído a primeira etapa.
Ao concluir com aproveitamento estas 35 horas mínimas de voo você estará pronto para realizar um voo de cheque com examinador credenciado pela ANAC. Se aprovado pelo examinador será emitido pela ANAC à sua licença de Piloto Privado.

Cronograma do Treinamento prático

A distribuição das horas de voo no treinamento prático ocorre com um mínimo de 35 horas. Mas poderá passar de acordo com a capacidade do aluno. Esse total de horas será distribuído conforme descrito abaixo.

⊗ Treinamento em setor de manobras e operação da aeronave;
⊗ Toque arremetida;
⊗ Voo Solo;
⊗ Aperfeiçoamento;
⊗ Restrição noturna;
⊗ Voo de Cheque;

Pré-requisitos para o Prático

⊗ Mínimo 18 anos de idade;
⊗ Ser portador do CMA de 2ª Classe;
⊗ Ter sido aprovado na banca da Anac;

Aeronaves utilizadas no treinamento

⊗ Cessna 150;
⊗ Cessna 152;
⊗ Aeroboero;
⊗ Paulistinha;
⊗ Corisco;

EXPERIÊNCIA EXIGIDA

Por se tratar do primeiro curso que o aluno irá realizar para ingressar na aviação como piloto não é necessária nenhuma experiencia prévia em pilotagem de aeronaves.

DEPOIS DE HABILITADO VOCÊ PODERÁ

Pilotar aviões monomotores em condições de voo visuais. Importante frisar que após habilitado como Piloto Privado você poderá operar aeronaves conforme citado acima de forma desportiva, ou seja, não poderá atuar como profissional da aviação.

DESEJA SEGUIR CARREIRA PROFISSIONAL COMO PILOTO?

Para seguir carreira como profissional da aviação, após a conclusão total do curso de Piloto Privado (Teórico e Prático) e devidamente habilitado como tal, o futuro profissional aviador deverá realizar o Curso de Piloto Comercial de Avião onde irá aprender novos conceitos sobre a aviação comercial e a pilotar aviões por instrumentos. Gostaria de saber mais sobre este curso?

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INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES SOBRE O CURSO DE PILOTO PRIVADO

A Banca da ANAC

Após a conclusão do treinamento teórico, se aprovado no mesmo deverá procurar a ANAC e realizar a Banca composta das cinco matérias destacadas acima, onde cada matéria terá uma prova de 20 questões de múltipla escolha cada. É necessário acertar no mínimo em cada prova 14 questões que equivale a 70% da prova. No caso do aluno reprovar em apenas duas matérias será possível retornar para refazer as duas matérias. Se reprovar novamente será necessário refazer a banca com as cinco matérias. Ao ser aprovado pela Banca da ANAC o aluno poderá iniciar a instrução prática de voo.

O Certificado Médico Aeronáutico (CMA)

Para poder receber instrução de voo prático, assim como voar após habilitado o aluno deverá procurar uma clinica credenciada pela ANAC para realizar uma inspeção médica que tem o objetivo de avaliar a sanidade física e mental do mesmo. Essa inspeção será realizada através de exames laboratoriais e clínicos que serão avaliados por uma junta médica. Se for considerado apto poderá voar, caso contrário ficará impossibilitado de receber instrução. Para o Piloto Privado é necessário realizar o CMA de Segunda Classe.

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