Av. Doutor Vladimir Babkov, S/N - Hangar 46 - Aeroporto Regional de Maringá - Maringá - Paraná

Relato de Aviação Civil – RAC Online

RAC ONLINE

Colabore com a Segurança Operacional

O RAC é um sistema de Relato de Aviação Civil de caráter voluntário, confidencial e não punitivo no que diz respeito à perigos potenciais observados por qualquer pessoa, seja ele colaborador, instrutor, aluno ou visitante. A intenção desse sistema é criar um elo forte entre todas as partes que possam colaborar com informações que venham ajudar a aumentar e manter o nível de segurança nas operações aeronáuticas.

Toda e qualquer informação fornecida por este meio não será usada para identificar culpados ou atribuir punições, mas sim produzir estudos e análises nos processos das operações desta organização visando somente a gestão da segurança.

A Segurança das Operações aeronáuticas é um compromisso de todos e não somente de quem está pilotando aeronaves. Por isso colabore quando observar qualquer situação de perigo potencial. Vamos trabalhar na prevenção para não ter que trabalhar na ocorrência.

Como posso relatar uma situação de perigo?

Você poderá utilizar o formulário abaixo ou entrar em contato pelo e-mail sgso@aeroclubemaringa.com.br com o assunto RAC Online. Poderá também preencher um RAC pessoalmente no Aeroclube onde está disponível próximo ao mural, Formulários RAC impressos que podem ser preenchidos a mão e depositados na caixa do RELPREV. Não é necessário se identificar.

Que tipo de situações posso relatar?

Basicamente qualquer situação que julgue ser um perigo em potencial, ou seja, tudo aquilo que pode ocasionar um acidente/incidente ou que já tenha ocasionado.

  • Possíveis colisões em solo ou no voo
  • Operações deficientes
  • Manobras inadvertidas
  • Comportamentos inadequados
  • Manobras em solo perigosas
  • Colisões com aves
  • F.O (Foreign Object)
  • Problemas mecânicos
  • Outros

Formulário RAC (Relato de Aviação Civil)

O sistema de Relato da Aviação Civil é voluntário, confidencial e não punitivo, no que diz respeito a erros não premeditados ou inadvertidos. Esse formulário deverá ser preenchido por qualquer pessoa que tenha observado alguma situação com potencial de risco às operações do Aeroclube de Maringá. Não é necessário se identificar para preencher o relato, mas se o fizer seu nome será mantido em sigilo.

Local (obrigatório):

Data (obrigatório):

Hora (obrigatório):

Situação a ser relatada (obrigatório):

Dados do Relator

Você pode enviar este RAC de forma anônima, mas caso queira receber uma resposta sobre a informação relatada acima, deixe seus dados para contato, seus dados serão mantidos em sigilo.

Relator:

Fone:

Seu e-mail:

captcha